Planejamento da Contratação na Nova Lei de Licitações
1. Apresentação do Curso:
As contratações públicas exigem atenção dos agentes devido à complexidade normativa, aos princípios publicistas e aos entendimentos jurisprudenciais variados. Com a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), gestores e agentes capacitados têm papel essencial na condução de uma administração segura e eficiente em prol do interesse público.
2. Público-alvo:
Servidores públicos dos poderes executivo e legislativo, nas esferas municipal, estadual e federal, sejam agentes operacionais (agentes de contratação, pregoeiros, fiscais e gestores de contrato) ou de gestão (prefeitos, presidentes de câmaras, secretários, diretores, supervisores etc.).
3. Objetivo:
Capacitar os servidores por meio da exposição de conteúdo referente à nova lei de licitações (Lei nº. 14.133/2021).
Ao final do treinamento, os participantes deverão estar aptos a:
4. Metodologia:
O curso será desenvolvido com uma abordagem expositiva, integrando a apresentação do conteúdo por meio de recursos audiovisuais, como slides, à realização de exercícios práticos em sala de aula, com o objetivo de consolidar o aprendizado. Além disso, será incentivada a interação dinâmica e a discussão qualificada entre os participantes, promovendo um ambiente enriquecedor para a troca de ideias e o aprofundamento dos temas abordados.
5. Conteúdo Programático:
Planejamento da Contratação na Nova Lei de Licitações
1-Instrução Processual da Licitação
1.1-Da fase Preparatória
1.1.1 Obrigatoriedade do Estudo Técnico Preliminar- ETP
1.1.2 ETP nas contratações diretas
a.1) demonstração do interesse público;
a.2) Previsão no Plano de Contratação anual;
a.3)Requisitos da Contratação;
a.4)Estimativa de quantidades;
a.5)Levantamento de mercado;
a.6)Estimativa do valor da contratação;
a.7)Escolha da solução;
a.8)Parcelamento;
a.9)Providências pela Administração;
a.10)contratações correlatas;
a.11) contratações interdependentes;
a.12) impactos ambientais;
a.13) conclusão.
1.1.3 Dispensa do ETP. Análise de regulamentos.
2 -Termo de Referência
2.1 Elementos do Termo de Referência
c.1) o que é ciclo de vida do objeto;
Fase Externa: Habilitação e Proposta
Qualificação Técnica-Operacional
5.1 Qualificação Técnica Profissional
6.1 Exigências Previstas na Nova Lei de Licitações
3.11.Da Apresentação Das Propostas E Lances.
3.11.1. Prazo Mínimo para Apresentação das Propostas e Lances.
3.11.2. Princípio do Julgamento objetivo
3.11.3. Modos de Disputa. – aberto, fechado, fechado e aberto, aberto e fechado.
3.11.4 Lances Intermediários.
3.11.5 Reinício da disputa. Intervalo mínimo de valores entre lances.
3.11.6. Garantia de Proposta.
3.11.8 Fase de julgamento das proposta. Critérios de Desempate.
3.11.8. Análise da aceitabilidade
3.11.9 Amostras
3.11.9 Desclassificação de Propostas
3.11.10 Inexequibilidade de propostas
3.11.11 Valores Excessíveis
3.11.12 Consequências de desclassificação das propostas
3.11.13 Correção das Propostas
3.11.14 Negociação.
3.12 RECURSOS
3.12.1 Recurso administrativo – Direito à decisão
3.12.2 Recursos da Lei 14.133/2021Recurso Hierárquico
3.12.2 Intimação do Interessado
3.12.3 Efeito suspensivo do recurso
3.12.4 Contrarrazão do Recurso
3.12.5 Efeito devolutivo do recurso
3.12.6 Pressupostos Recursais
3.12.7 Reconsideração
3.13. Encerramento da Licitação;.Saneamento de irregularidades. Revogação da Licitação. Anulação. Adjudicação e Homologação da Licitação
Contratação Direta – Dispensa e Inexigibilidade
Elaboração do ETP – ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR – quando for necessário, o que precisa conter ? Quais são os principais elementos obrigatórios?
1.2- Elaboração de Termo de Referência . Elementos. Requisitos de habilitação e qualificação mínimos.
1.3 O que devo observar no processo de contratação direta sobre a Pesquisa de Preços?
1.4 Razão da escolha do contratado.
1.5 Autorização da Autoridade Competente.
1.6. Divulgação do ato;
1.7 Contratação Direta via sistema de registro de preços;
1.8 Estudo de casos para inexigibilidade e principais pontos de observância no processo.
6. Sobre o Professor:
PRISCILLA MENDES VIEIRA
7. Datas e Horários:
Data: 16, 17 e 18 de Junho de 2025
Horário: 08h30 às 17h30 (1h intervalo - almoço)
Duração: 03 dias
Carga Horária: 24 horas
8. Local:
Local: ALAMEDA VITÓRIA HOTEL
Endereço: Av. Dante Michelini, 585, Jardim da Penha, Vitória/ES - 29.060-235
*Para hospedagem no hotel onde o curso será ministrado, clique no link abaixo e identifique-se como aluno DPCC para realizar a reserva.
Link para reservar hospedagem: https://wa.me/message/2AAO323IT2SYO1
9. Investimento:
R$ 3.450,00 (incluindo certificado de conclusão, mochila executiva, material didático, kit do aluno, coffee-break e almoço).
10. Formas de pagamento:
O pagamento poderá ser realizado por meio de transferência bancária para as seguintes contas:
11. Informações para emissão da Nota de Empenho:
DPCC – Cursos e Treinamentos Ltda
CNPJ: 12.639.832/0001-31
Praça Presidente Getúlio Vargas, 35, Ed. Jusmar, Sala 906 – Centro – Vitória/ES - CEP: 29.010-350.
MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
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(27) 99204-0950
(27) 3376-6888