Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos de Compras e Serviços - prof. Lindineide Cardoso

R$ 3.450,00
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Gestão e Fiscalização de Contratos de Compras e Serviços (com e sem alocação de mão de obra): novas regras, novos desafios!

 

1. Apresentação do Curso:

 

A evolução do marco regulatório das contratações públicas impõe novos desafios aos gestores e fiscais de contratos. Com a coexistência de diferentes normativos – Lei 8.666/1993, Lei 14.133/2021 e Lei 13.303/2016 – é essencial que os profissionais da administração pública estejam preparados para atuar com segurança e eficiência na gestão e fiscalização de contratos de compras e serviços.

 

Este curso oferece uma abordagem aprofundada e prática sobre as principais regras que regem os contratos administrativos, trazendo as mais recentes interpretações dos Tribunais de Contas e Órgãos de Controle, além das melhores práticas extraídas dos regulamentos mais atualizados sobre licitações e contratos.

 

Destaques do curso:

 

  • Diferenças e particularidades dos contratos sob as Leis 8.666/1993, 14.133/2021 e 13.303/2016;
  • Diretrizes para fiscalização de contratos com e sem alocação de mão de obra;
  • Impactos das novas regras e desafios na execução contratual;
  • Análises de casos e jurisprudências dos Tribunais de Contas;
  • Boas práticas e recomendações para mitigação de riscos;
  • Oficina prática: Fiscalização das obrigações trabalhistas – contratos com dedicação exclusiva de mão de obra.

 

2. Público-alvo:

 

Servidores que atuam na área de Licitações e Contratos Administrativos, Procuradores e Controladores. Demais servidores que atuam em todas as fases do metaprocesso de contratação.

 

3. Objetivo:

 

Fornecer fundamentação teórica e prática para que os agentes públicos utilizem com segurança a Lei nº 14.133/202, em especial sua fase de execução contratual (da elaboração do contrato até a sua execução).  Realizar oficina específica para os contratos com Dedicação Exclusiva de Mão de Obra, em especial quanto aos aspectos administrativos da contratação e recentes alterações nos recolhimentos das verbas previdenciárias e do FGTS.

 

4. Conteúdo Programático:

 

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS

1- Introdução

  • A aquisição como um processo de trabalho;
  • Principais falhas do processo de aquisição;
  • A nova lei de licitações - será a solução dos problemas?
  • A inevitável governança das contratações;
  • Objetivos das contratações públicas na NLLC;
  • O papel da fiscalização na nova Lei;
  • O papel da assessoria jurídica na nova Lei e os riscos da fase da execução contratual;
  •  

2- Contratos Administrativos

 Contratos Administrativos no contexto da Nova Lei nº 14.133/21

  • Regime jurídico dos contratos administrativos;
    • Da formalização dos contratos
    • Cláusulas obrigatórias
      • o objeto e seus elementos característicos;
      • a vinculação ao edital de licitação e à proposta do licitante vencedor ou ao ato que tiver autorizado a contratação direta e à respectiva proposta;
      • a legislação aplicável à execução do contrato, inclusive quanto aos casos omissos;
      • o regime de execução ou a forma de fornecimento;
      • o preço e as condições de pagamento, os critérios, a data-base e a periodicidade do reajustamento de preços e os critérios de atualização monetária entre a data do adimplemento das obrigações e a do efetivo pagamento;
      • os critérios e a periodicidade da medição, quando for o caso, e o prazo para liquidação e para pagamento;
      • os prazos de início das etapas de execução, conclusão, entrega, observação e recebimento definitivo, quando for o caso;
      • o crédito pelo qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica;
      • a matriz de risco, quando for o caso;
      • o prazo para resposta ao pedido de repactuação de preços, quando for o caso;
      • o prazo para resposta ao pedido de restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro, quando for o caso;
      • as garantias oferecidas para assegurar sua plena execução, quando exigidas, inclusive as que forem oferecidas pelo contratado no caso de antecipação de valores a título de pagamento;
      • o prazo de garantia mínima do objeto, observados os prazos mínimos estabelecidos nesta Lei e nas normas técnicas aplicáveis, e as condições de manutenção e assistência técnica, quando for o caso;
      • os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabíveis e os valores das multas e suas bases de cálculo;
      • as condições de importação e a data e a taxa de câmbio para conversão, quando for o caso;
      • a obrigação do contratado de manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, todas as condições exigidas para a habilitação na licitação, ou para a qualificação, na contratação direta;
      • a obrigação de o contratado cumprir as exigências de reserva de cargos prevista em lei, bem como em outras normas específicas, para pessoa com deficiência, para reabilitado da Previdência Social e para aprendiz;
      • o modelo de gestão do contrato, observados os requisitos definidos em regulamento;
      • os casos de extinção.
    • Divulgação dos contratos;
    • Substituição do instrumento de contrato;
    • Das garantias
      • Tipos
      • Modalidades
      • A que se presta
      • Percentuais
      • Nova sistemática da Lei 14.133/2021 - anualidade
      • Questões relevantes sobre o seguro-garantia
        • Disciplina
        • Prazo para entrega e assinatura do contrato
        • Análise
        • Condições
        • Validade
        • Percentual
        • Consulta regularidade de apólice de seguro-garantia - Susep
        • Atenção para a cobertura adicional - AÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS
        • Atenção para a cláusula de EXPECTATIVA, RECLAMAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO SINISTRO
        • Garantia contratual com cláusula de retomada
        • Garantias e o PNCP
      • Da alocação de riscos
      • Da duração dos contratos

 

3- Da execução dos contratos

  Vinculação a princípios gerais e específicos:

  • Cláusula de fiel execução e a prerrogativa de alteração unilateral;
  • Impedimento, ordem de paralisação ou suspensão do contrato;
  • Aviso público de obra paralisada;

 

4- Fiscalização da execução do objeto contratual

  • Os agentes do artigo 117 da NLLC;
  • Requisitos para a designação;
  • Atribuições do fiscal;
  • Registro de ocorrências;
  • Medidas que excedem as atribuições do fiscal;
  • Contratação de terceiros em apoio técnico à atuação do fiscal;
  • Instrumentos operacionais de fiscalização;
  • A figura do gestor e suas atribuições;
  • Diálogo com o representante da contratada;
  • O auxílio pelos órgãos de assessoramento jurídico e de controle interno da Administração;
  • O preposto e seus poderes;

5- Responsabilidades do contratado, do gestor e do fiscal do contrato        

  • Responsabilidades na Lei nº 14.133/2021;
  • Responsabilidades pelos encargos trabalhistas;
  • Responsabilidades pelos encargos previdenciários;
  • Responsabilidades pelos encargos fiscais;
  • Responsabilidades pelos encargos comerciais;
  • Acórdãos TCU sobre responsabilização dos agentes responsáveis pela fiscalização;

 

6- Do recebimento do objeto na nova lei de licitações e contratos

  • Compras: a simples entrega e o efetivo recebimento;
  • Do recebimento provisório: obras e serviços;
  • Do recebimento definitivo: obras e serviços;
  • Do recebimento provisório: compras;
  • Do recebimento definitivo: compras;
  • Dever de estipulação dos prazos e métodos;
  • Responsabilidade do projetista consultor;
  • O recebimento definitivo e os vícios do objeto;
  • Modelos de recebimento - (MODELOS SUGERIDOS);

 

7- Do pagamento na nova lei de licitações e contratos

  • As Leis nº 8.666/1993 e nº 14.133/2021 e a ordem cronológica;
  • O pagamento em caso de controvérsia quanto à execução do objeto;
  • A remuneração variável na Lei nº 14.133/2021;
  • O pagamento antecipado na Lei nº 14.133/2021;
  • Da (IM)possibilidade de retenção de pagamento dos serviços executados ou fornecimentos realizados;

 

8- Alterações contratuais na nova lei de licitações e contratos

  • Questões relevantes;
  • Alteração contratual unilateral;
  • Alteração por acordo entre as partes;
  • O “valor inicial atualizado do contrato”;
  • Regras para aplicação dos acréscimos e supressões;
  • Alteração contratual e ausência de preço unitário para obras ou serviços: o que fazer?
  • A supressão contratual e o material já adquirido pelo contratado;
  • Restabelecimento total ou parcial de quantitativo de item: Orientação Normativa AGU nº 50 - nova redação (Portaria AGU nº 140, de 26.04.2021);
  • Equilíbrio econômico financeiro dos contratos: os três “erres” para você nunca mais errar: Revisão, Reajuste e Repactuação;
  • Extinção do contrato e restabelecimento do equilíbrio econômico;
  • Execução contratual e a antecipação dos efeitos do contrato: situação complexa que envolve cuidados;

 

9- Do processo administrativo sancionador nas Leis nº 8.666/1993 e nº 14.133/2021 - o que muda?

  • Requisitos para aplicação de penalidades;
    • Lei 8.666/1993
    • Lei 10.520/2022
    • Lei 14.133/2021
  • Da advertência;
  • Da multa;
  • Do impedimento de licitar e contratar;
  • Da declaração de inidoneidade para licitar ou contratar;
  • Da condução do processo por comissão;

 

10- Da extinção contratual

  • Formas de extinção contratual;
  • Culpa exclusiva da administração;
  • Consequências da extinção por ato unilateral da administração;
  • O contratado e o direito subjetivo à extinção do contrato;
  • Inaplicabilidade da extinção contratual;

 

11- Da nulidade dos contratos

  • Lei 8.666/1993 e Lei 14.133/2021: o que mudou?
  • Requisitos para a anulação de ato ou contrato;
  • Efeitos da anulação;

 

OFICINA: Fiscalização das obrigações trabalhistas - contratos com dedicação exclusiva de mão de obra

         

  •  Terceirização na nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos
    • Atividades terceirizáveis
    • Vedações
    • O mesmo serviço pode ser realizado por mais de uma empresa?
  • Documentos essenciais na Lei nº 14.133/2021
    • A quem compete a conferência da documentação?
    • Porque fiscalizar adequadamente a documentação apresentada?
    • A regularidade fiscal, com o FGTS e trabalhista da contratada seriam suficientes para afastar qualquer responsabilidade da Administração?
    • Qual foi o tratamento dado pela Lei nº 14.133/2021?
  • Práticas recomendadas para minimizar os riscos da subsidiariedade advinda da súmula 331 do TST a serem incluídas em edital e contrato
  • Conta depósito vinculada e pagamento pelo fato gerador: como escolher, principais regras, como otimizar o acompanhamento e o levantamento.
  • Conferência da documentação na prática
    • No primeiro mês da prestação dos serviços
    • Quando solicitado pela Administração
    • Quando da extinção ou rescisão do contrato
    • Quando da admissão de novos empregados
    • Quando da demissão do empregado
  • Declarações e certidões (emissões, conferência da autenticidade)
  • Cópia da folha de pagamento analítica de qualquer mês da prestação dos serviços, em que conste como tomador a parte contratante;
  • Cópia dos contracheques dos empregados relativos a qualquer mês da prestação dos serviços ou, ainda, quando necessário, cópia de recibos de depósitos bancários;
  • Comprovantes de entrega de benefícios suplementares (vale transporte, vale-alimentação, entre outros), a que estiver obrigada por força de lei ou de Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho, relativos a qualquer mês da prestação dos serviços de qualquer empregado;
  • Comprovantes de realização de eventuais cursos de treinamento e reciclagem que forem exigidos por lei ou pelo contrato;
  • Férias - análise e acompanhamento;
  • Décimo terceiro salário: conceito; forma de apuração do 13º; pagamento da primeira e segunda parcelas;
  • DCTFweb - Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos;
  • Entrega da GFIP/SEFIP via protocolo de envio de arquivos da conectividade social;
  • Recolhimento do FGTS.

 

5. Sobre o Professor:

 

LINDINEIDE CARDOSO

 

  • Bacharel em Direito, servidora pública há mais de 20 anos;
  • Professora e instrutora em licitações e contratos;
  • Especialista em Licitações e Contratos e em Direito Processual Civil, com habilitação para o Magistério Superior na área do Direito;
  • Ex-empregada pública da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba – Codevasf;
  • Servidora pública de carreira da Justiça Eleitoral;
  • Membro do Instituto de Direito Administrativo de Alagoas – IDAA;
  • Membro do Comitê de Governança das Contratações da Rede Governançabrasil – RGB;
  • Vasta experiência em Direito Administrativo, com ênfase na fase da Execução Contratual, notadamente em Gestão e Fiscalização de Contratos;
  • Palestrante, escritora e instrutora;
  • Colunista do portal Sollicita, na coluna Loucas por Licitações;
  • Ex-Chefe da Seção de Gestão de Contratos - SEGEC, do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas;
  • Ministrante de cursos e palestras, virtuais e presenciais, para servidores de Institutos Federais de Educação, Universidades Estaduais e Federais, Prefeituras e Câmaras Municipais, Conselhos Federais, TRF, TRT, CNJ e Estatais;
  • Professora da Pós-Graduação em Direito Municipal e em Licitações e Contratos do Centro Universitário Cesmac;
  • Colaboradora das obras Direito Administrativo e Novas Tecnologias (Juruá, 2023), Direito Administrativo Municipal (Juruá, 2022) e Novo Direito das Licitações e Contratos Administrativos (Juruá, 2021);
  • Autora do livro Contratos Administrativos na Nova Lei de Licitações - Teoria e Prática - Editora Juspodivm;

 

6. Datas e Horários:

 

Data: 23, 24 e 25 de Junho de 2025

Duração: 03 dias

Carga Horária: 20 horas

Horários:

Dia 23:

Manhã: 4 horas (8h às 12h) - Tarde: 4 horas (13h às 17h)

Dia 24:

Manhã: 4 horas (8h às 12h) - Tarde: 4 horas (13h às 17h)

Dia 25:

Manhã: 4 horas (8h às 12h).

 

7. Local:

 

Local: ALAMEDA VITÓRIA HOTEL

Endereço: Av. Dante Michelini, 585, Jardim da Penha, Vitória/ES - 29.060-235

 

*Para hospedagem no hotel onde o curso será ministrado, clique no link abaixo e identifique-se como aluno DPCC para realizar a reserva.

 

Link para reservar hospedagem: https://wa.me/message/2AAO323IT2SYO1

 

 

8. Investimento:

 

R$ 3.450,00 (incluindo certificado de conclusão, mochila executiva, material didático, kit do aluno, coffee-break e almoço).

 

9. Formas de pagamento:

 

O pagamento poderá ser realizado por meio de transferência bancária para as seguintes contas:

 

  • Banco Inter: 077 | Agência: 0001 | C/C: 40190143-2 (chave pix: contato@dpcc.com.br – e-mail);

 

10. Informações para emissão da Nota de Empenho:

 

DPCC – Cursos e Treinamentos Ltda

CNPJ: 12.639.832/0001-31

Praça Presidente Getúlio Vargas, 35, Ed. Jusmar, Sala 906 – Centro – Vitória/ES - CEP: 29.010-350.

 

 

MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

www.dpcc.com.br

contato@dpcc.com.br

(27) 99204-0950

(27) 3376-6888

 

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