Contrato Administrativo na Nova Lei de Licitações: Gestão e Fiscalização
1. Apresentação do Curso:
As contratações públicas a cada dia exigem uma especial atenção por parte dos agentes públicos que atuam na fase de execução contratual, notadamente por ser pautado por inúmeros instrumentos normativos, por receber forte influência dos princípios publicistas, por depender do influxo de entendimentos jurisprudenciais variados e cambiantes e, principalmente, por ensejar uma possível responsabilização com grandes consequências além da frustração da esperada eficiência.
Nesse contexto de incerteza e diante da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), agentes públicos capacitados e responsáveis pela fase de execução contratual apresentam-se como protagonistas para balizar o comportamento administrativo para uma atuação segura e eficiente objetivando atender o interesse público.
Uma boa gestão e fiscalização dos contratos administrativos é uma das atividades mais estratégicas e fundamentais para garantir a eficiência e o bom funcionamento da Administração Pública, além de políticas públicas satisfatórias. A correta execução desses contratos não apenas garante o uso adequado e econômico dos recursos públicos, mas também contribui para o cumprimento dos princípios constitucionais da legalidade, moralidade e eficiência, pilares indispensáveis para uma gestão pública de resultados.
E foi com o objetivo de capacitar os atentes públicos que atuam diretamente ou indiretamente na fase de execução contratual que o curso "Contrato Administrativo na Nova Lei de Licitações: Gestão e Fiscalização” foi pensado e estruturado.
2. Público-alvo:
Agentes públicos que atuam ou se relacionam com a fase da execução contratual, sejam agentes operacionais (agentes de contratação, pregoeiros, fiscais e gestores de contrato) ou de gestão (prefeitos, presidentes de câmaras, secretários, diretores, supervisores etc.).
3. Objetivo:
Capacitar os participantes para uma atuação segura e eficiente na fase de execução contratual abordando de forma específica, sistemática e prática os pontos trazidos no conteúdo programático destacando as principais inovações trazidas pela Lei nº 14.133/2021 a fim de possibilitar uma atuação administrativa responsável a partir das novas modelagens trazidas pela legislação e primeiros entendimentos jurisprudenciais e doutrinários.
4. Conteúdo Programático:
3.1. Distinção entre contrato administrativo e contratos da administração
7.1. Instrumentos que formalizam uma pactuação
7.2. A devida instrução processual
7.3. Contrato verbal
7.4. Publicidade
7.5. Padronização
7.5.1. Análise pela assessoria jurídica
8.1. Cláusulas necessárias (essenciais)
8.2. Cláusulas exorbitantes (peculiaridades do contrato administrativo)
9.1. Gestor e fiscal do contrato
9.2. Obrigações e responsabilidades
9.3. Necessidade de diálogo constante entre os gestores, fiscais e a Administração (Requisitante, CPL, Agente de Contratação)
9.4. “Boas práticas” a partir da IN nº 05/2017
9.5. A importância da segregação de funções
9.5.1. Responsabilidades dos agentes envolvidos
9.5.2. Possibilidade de diálogos entre os responsáveis pela execução contratual e os responsáveis pela fase de planejamento
9.6. Recebimento do objeto
9.6.1. Recebimento provisório
9.6.2. Recebimento definitivo
9.6.3. Recebimento tácito
9.6.4. Dever de rejeição por parte da Administração
9.7. Subcontratação
9.7.1. (Des)necessidade de previsão editalícia
9.7.2. Impossibilidade de subcontratação total
9.8. Responsabilidade trabalhista em contratos de prestação de serviços continuados com dedicação exclusiva de mão de obra
10.1. Aditamento
10.2. Apostilamento
10.3. Alteração unilateral
10.3.1. Alteração quantitativa
10.3.2. Alteração qualitativa
10.4. Alteração bilateral
10.5. Prorrogação de prazo
10.6. Equilíbrio e reequilíbrio econômico-financeiro
10.6.1. Reajuste, revisão, repactuação, recomposição
10.6.2. Fato da administração, fato do príncipe e teoria da imprevisão
10.6.3. (Im)possibilidade de retroação e preclusões
11.1. Extinção natural
11.1.1. Término do prazo e da vigência
11.1.2. Prazo indeterminado?
11.1.3. Cumprimento do objeto (contrato por escopo)
11.2. Extinção prematura: rescisão do contrato administrativo
11.2.1. Unilateral
11.2.1.1. Consequencialismo decisório
11.2.2. Bilateral
11.2.3. Judicial
11.2.4. De pleno direito
11.3. Responsabilidade do Estado pela extinção prematura do contrato administrativo
12.1. Gestão e fiscalização: segregação de funções
12.1.1. Até quantos contratos é possível um mesmo agente gerir ou fiscalizar?
12.1.2. Possibilidade de acumulação?
12.2. Definição do modelo de gestão e de fiscalização
12.3. Requisitos legais para a designação dos agentes e impossibilidade de simples recusa
12.4. Contratação de terceiros e responsabilidade do fiscal
12.5. Apoio e auxílio jurídico durante o exercício das atribuições de gestão e de fiscalização;
13.1. Forma de relacionamento com a contratada e seu preposto
13.1.1. Relatórios
13.2. Verificação do cumprimento das obrigações principais e acessórias
13.2.1. Notificação em caso de irregularidade
13.3. Controle dos prazos e das garantias
13.4. Controle da vantagem da manutenção do contrato
13.5. Análise das solicitações da contratada (prorrogação, reequilíbrio, paralização etc.).
13.6. Análise das reclamações dos clientes/beneficiários do objeto contratual (fiscalização social)
14.1. Âmbito de aplicação das sanções;
14.2. Competências no processo administrativo sancionatório (pregoeiro, fiscal, gestor de contrato e demais agentes públicos);
14.3. Condições de aplicabilidade de sanção;
14.4. Princípios aplicáveis;
14.5. Dosimetria nas sanções;
14.6. Procedimento administrativo sancionatório;
14.7. A sanção administrativa prevista na Lei nº 14.133/2021, sua (in)aplicação no pregão e aspectos controvertidos;
14.7.1. aplicação subsidiária
14.7.2. valor da multa
14.7.3. execução da multa
14.7.4. (in)distinção e âmbito de alcance da suspensão temporária e da declaração de inidoneidade
14.8. A sanção administrativa da Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção Empresarial - LAE);
14.8.1. Acordo de leniência;
14.8.2. Da apuração e do julgamento conjuntos;
14.9. Desconsideração da personalidade jurídica;
14.10. Prescrição e preclusão da pretensão punitiva;
14.11. Indenização por dano sofrido;
14.12. Efeitos concretos do prejuízo e a dosimetria da sanção;
14.13. Efeitos da suspensão temporária, declaração de inidoneidade e do impedimento de licitar e contratar nos contratos já firmados;
14.14. A rescisão como sanção;
14.15. A inexistência de retenção de pagamento como espécie de sanção.
5. Sobre o Professor:
ANDERSON PEDRA
6. Datas e Horários:
Data: 24 e 25 de Abril de 2025
Horário: 08h30 às 17h30 (1h intervalo - almoço)
Duração: 02 dias
Carga Horária: 16 horas
7. Local:
Local: ALAMEDA VITÓRIA HOTEL
Endereço: Av. Dante Michelini, 585, Jardim da Penha, Vitória/ES - 29.060-235
*Para hospedagem no hotel onde o curso será ministrado, clique no link abaixo e identifique-se como aluno DPCC para realizar a reserva.
Link para reservar hospedagem: https://wa.me/message/2AAO323IT2SYO1
8. Investimento:
R$ 3.150,00 (incluindo certificado de conclusão, mochila executiva, material didático, kit do aluno, coffee-break e almoço).
9. Formas de pagamento:
O pagamento poderá ser realizado por meio de transferência bancária para as seguintes contas:
10. Informações para emissão da Nota de Empenho:
DPCC – Cursos e Treinamentos Ltda
CNPJ: 12.639.832/0001-31
Praça Presidente Getúlio Vargas, 35, Ed. Jusmar, Sala 906 – Centro – Vitória/ES - CEP: 29.010-350.
MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
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